Conheça a legislação trabalhista vigente e as regulamentações específicas da área de enfermagem. Isso pode incluir a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), e leis estaduais ou municipais relacionadas à saúde.
PASSO 2 - Coletar Evidências
Reúna informações e evidências que sustentem a reivindicação, como tabelas salariais, descrição das funções, comparativos de formação e responsabilidades, além de exemplos de outras instituições onde a equiparação já foi implementada.
PASSO 3 - Solicitar o Requerimento Administrativo
Inicie um diálogo com a gestão da instituição de saúde onde trabalha. Apresente os argumentos e evidências coletadas, destacando a importância da equiparação para a valorização dos profissionais e a qualidade do atendimento.
PASSO 4 - Caso não seja aceito (o que tem sido comum pelas vias administrativas) é fundamental buscar um advogado especialista
Busque um advogado que tenha já expertise na área e tenha atendido outros servidores. Além disso, busque sempre um advogado que possua uma boa equipe jurídica para dar agilidade na sua demanda.
PASSO 5 - Entre em um grupo com outros colegas técnicos e saiba se você tem direito!
Dr. Ricardo Estrela, Advogado, Professor Universitário, com 15 anos de experiência e atuando especialmente na defesa dos servidores públicos, reúne a expertise de já ter atendido mais de 7 mil servidores públicos ao longo dos últimos anos.
Nas redes sociais, o Dr. Ricardo Estrela (@drestrela.adv) conta com mais de 20 mil seguidores (e servidores) que acompanham ele diariamente, lá ele tira as principais dúvidas da categoria e ajuda os servidores terem cada vez mais compreensão dos seus direitos e possibilidades.